11 fevereiro 2012

Novas Informações Da Gravidez E A Tranformação Da Bella Em Breaking Dawn


Entrevista com os supervisores de efeitos especiais responsaveis pelas duas partes de “Amanhecer”. Eles falaram sobre a transformação de Kristen durante a gravidez de Bella e também sobre a cena do imprinting de Jacob, onde são mostradas todas as fases de crescimento de Renesmeé. Confiram:

Detalhes interessantes da entrevista de Trevor Hogg com os supervisores de efeitos especiais John Bruno, Phil Tippett, Edson Williams e Bruce Woloshyn sobre a criação de ‘The Twilight Saga: Breaking Dawn – Part 1’…
“Bella [Kristen Stewart] se casa, tem sexo vampiro, fica grávida, perde quase 14kg, fica doente, bem próxima da morte, eles forçosamente arrancam o bebê de dentro dela, ela morre e retorna como uma vampira na Parte 1; Na Parte 2, nós tivemos que experimentar tudo sobre ela como uma vampira. Eu pensei, “Bem, isso é diferente. Eu gosto disso”, recorda o supervisor americano de efeitos visuais, John Bruno.
As coisas pioram para a protagonista grávida. “Bella está gritando porque o bebê está quebrando seus ossos e ela cai no chão; eles a jogam em uma maca e arrancamos o bebê. E sangrento”, conta John Bruno. “A única coisa que nós não fizemos do livro foi o fato do sangue jorrando por toda parte”.
“Renesmee foi baseada no desempenho de pouco mais de 30 bebês que foram capturados usando a plataforma do projeto Lola”, recorda Edson Williams. “Finalizamos usando pequenas partes e pedaços de cerca de 5 bebês para criar a aparência  final, como  uma ‘colagem’ de um bebê Frankenstein. Os olhos são em Computação Gráfica, baseados nos olhos da Kristen Stewart quando bebê”.
Ajudar o supervisor de efeitos visuais foi um apoio admirável da atriz protagonista. “Kristen é uma ótima parceira. O que nós dissemos pra ela foi, “Vamos te fazer parecer não tão bem”. E como atriz sua preocupação deve ser em estar bonita e com um bom aspecto, o que tivemos que fazer foi além de seu controle e ela nos deixou fazer”.
“Há um ponto onde Edward acha que ela morreu, ele pega uma grande seringa cheia de veneno de vampiro e grava no coração dela. Filmamos isso em closes precisos. Quando o filme saiu para a classificação, Bill me ligou e disse, “Nós tivemos um R-rated”, e eu era como, “Oh, isso significa que eu vou ter que tirar a minha cena favorita”. A idéia toda era que, nas lendas de vampiro, você os apunhá-la pelo coração para matá-los, mas neste caso Bella foi acertada no coração para reviver. Ele disse, “Não, todo o sangue, e nascimento está bom. Temos que cortar as cenas de sexo”.
Mais sobre a transformação de Kristen (e Bella), logo a seguir:
“Bill [Condon] me disse que iam dividir em duas partes porque o livro era muito grande”, lembra John Bruno em sua primeira reunião com o escrito-diretor e vencedor de Oscar para discutir a adaptação cinematográfica de ‘The Twilight Saga: Breaking Dawn’. Bruno estava intrigado com o conceito. 1.275 tomadas de efeitos especiais tinham que ser concluídas dentro de 3 meses. “Foi determinado que os lobos seriam [de responsabilidade] de Tippett”. Além de aperfeiçoar o formato das criaturas, haviam duas questões mais importantes. “As outras coisas eram o ‘Efeito de Bella’ e do bebê Renesmee, que no próximo filme cresce rapidamente [em uma adulta]”. Bill Condon precisava ser guiado pelo mundo desconhecido dos efeitos especiais. “Bill disse, ‘Eu confio, pois vocês sabem o que estão fazendo’,” lembra Bruno, que teve de passar por uma grande preocupação juntamente com o diretor; Condon não queria e a performances de seus atores fossem digitalmente. “A coisa mais importante em toda a abordagem, foi nunca perder a expressão e emoção dos olhos dos personagens”.
“No filme 1, Bella estava perdendo peso e parecendo muito bulímica”, afirma John Bruno, que usou uma combinação de efeitos práticos e computação gráfica para fazer as 200 tomadas de gravações do ‘Efeito de Bella’. Sob a supervisão de John Rosengrant, o criador de efeitos da companhia Legacy Effects, fez uma série de ferramentas que foram colocados na atriz Kristen Stewart durante uma sessão de 3 horas de maquiagem; eles foram feitos para aprofundar seus olhos, destacar seus ossos da bochecha, queixo e clavícula. O teste da sequência foi feito e mandado para o ‘Lola VFX’, que era responsável por compactar as imagens. “A razão principal para o uso das próteses, era a esperança de que muitas das filmagens ficassem boas apenas com as câmeras, e reduziria as modificações digitais”, explica o Supervisor de Efeitos Especiais da ‘Lola VFX’, Edson Williams, que já havia trabalhado com Bruno na produção de Magneto (Ian McKellen) e do Professor X (Patrick Stewart), para parecer 25 anos mais jovem em ‘X-Men: The Last Stand’ (2006). “Isso acabou por criar mais trabalho para nós, porque os aparelhos foram presos nas têmporas, criando sombras estranhas que, em seguida, tiveram que ser removidas; além disso, tivemos que deformar a prótese até a linha natural da têmpora de Kristen”.
“Alterar o corpo de Kristen Stewart foi um desafio incrível”, admite Edson Williams. “Felizmente, Legacy criou uma boneca incrível em tamanho natural, de uma Bella emagrecida. Estamos constantemente nos remetendo para as deformações do corpo. A maioria das filmagens tinha deformações faciais e corporais, então nós afinamos os antebraços e as pernas de Kristen, e acrescentamos cristas ósseas para os nós dos dedos (ligações dos dedos com a mão)”. O material original de referência teve que ser abandonado. “Durante a nossa fase de desenvolvimento inicial do “Efeito de Bella”, víamos imagens de jovens mulheres famintas. As imagens eram horríveis, e imediatamente começamos a procurar outra fonte, algo mais suave. Acabamos por fazer referência a ‘moda magra’ e a modelos de passarela com mandíbulas e maçãs do rosto definidas”. Ajustes tinham de ser feitos. “John imediatamente percebeu que estavam reduzindo a largura da mandíbula Kristen Stewart, uma vez que restaurou a largura original, ela imediatamente pareceu mais magra”. As referências a cabeça em 3D, foram usados ??em todas as filmagens. “Lola VFX desenvolveu um truque para reduzir e envolver uma imagem de 2D em geometria 3D. Essencialmente, nós tivemos duas cabeças 3D de Kristen Stewart, uma normal e uma que foi emagrecida no Z-brush. Nós projetamos a fotografia da placa para o modelo normal em 3D. Em seguida, com base na superfície normal, transferiu-se a cor para o modelo 3D emagrecido. Isso funcionou porque ambos os modelos tiveram o mesmo número de vértices, e nós só deformamos a crista orbital e as maçãs do rosto”.
“Nosso maior desafio foi manter uma aparência consistente em todas as filmagens”, revela Edson Williams. “Mudando a posição da câmera e pequenas alterações na iluminação, criasse grandes variações no rosto de Kristen, então teríamos que ajustar a quantidade de deformações entre cada corte. Usando um 3D rastreado [PFTrack] da Kristen Stewart emagrecida, o CyberScan foi fundamental para a consistência, e nos permitiu manter a colocação exata da sua crista orbital e maçãs do rosto. Os olhos foram sempre um problema, porque tínhamos que aprofundá-los no rosto de Kristen, sem fazê-la  parecer macabra. Bill Condon teve muita atenção com a aparência da região dos olhos da Kristen. Acabamos reduzindo o nosso trabalho inicial, então os olhos fundos não chamaria muita atenção”. John Bruno ficou satisfeito com o resultado final. “Durante os últimos 35 minutos do filme, um dos personagens diz, ‘Você está horrível’. Kristen está uns 5kg mais magra. Você teria que ver uma foto do [antes e depois] pra ver isso. Em seguida, há uma cena em que ela se levanta, abaixa o roupão e se olha num espelho. Seus ossos e costelas estão a mostra. Fica um suspiro na platéia”, Bruno observa, “É a grande revelação no filme, e isso compensa bastante”.
O caso só piora para a personagem principal grávida. “Bella está gritando porque o bebê está quebrando seus ossos, e ela desaba no chão, eles a colocam em uma maca e tiram o bebê de dentro dela.É sangrento,” reconta John Bruno. “A única coisa que nós não passamos do livro para o filme foi a parte do em que ela vomita sangue para todo o lado.” Kristen sentou em um ângulo de 30º em uma cadeira situada abaixo da maca,deixando exposto apenas seu torso,ombros e braços enquanto á sua frente estava a boneca em tamanho real.A sequência é filmada na perspectiva da Bella. “Bill queria a cena do nascimento o mais visualmente realista e emocionalmente firme possível para o público. Era importante para nós usarmos Kristen o máximo que podíamos durante a gravação da cena.Queríamos que o público vivenciasse o nascimento com ela, coisa que todos disseram que aconteceu.” Um momento ‘Pulp Fiction (1994)’ ocorre na sequência. “Há um momento onde Edward pensa que ela morreu; ele pega uma seringa de cavalo cheia de veneno de vampiro e enfia em seu coração. Nós fizemos isso com um close meio aberto.Quando o filme foi para a classificação indicativa, Bill me ligou e disse: “Nós recebemos uma classificação 18 anos” eu respondi : “Oh isso significa que eu vou ter que perder as minhas cenas favoritas.” Toda a idéia vem do conhecimento de vampiros que você os apunhala no coração para matá-los, mas isso era ‘apunhalar’ Bella no coração para revive-la. Ele [Bill] disse “Não, todo o sangue, e o nascimento estão ok. Nós temos que cortar as cenas de sexo.”
Lola VFX manipulou digitalmente o rosto do bebê recém nascido. “Renesmee foi baseada nas performances de 30 bebês capturados usando o equipamento de projeção da Lola.” Comenta Edson Willians. “Nós acabamos usando pequenos pedaços de cinco desses bebês para criar a aparência final, foi como uma colcha de retalhos do bebê do Frankstein.Os olhos foram CG e baseados nos olhos da Kristen quando era bebê.” O bebê gráfico foi criado para a cena em que Jacob tem seu imprint; ele vê o futuro e vê a evolução de idade da Renesmee até ela se tornar uma garota crescida.A revelação forma um ponto na trama para Amanhecer Parte 2. “Todas as cenas de Renesmee são baseadas em uma atriz de 10 anos chamada Mackenzie Foy, isso se provou desafiador quando tivemos que fazer essa garotinha de 10 anos parecer com 18.” Diz Williams. “Para realizar essa tarefa, nós filmamos uma modelo de 18 anos correndo em um parque  e então capturamos os movimentos de Mackenzie no Lola Projection Rig. Usando o  Flame nós modificamos os traços faciais da Mackenzie para ela parecer muito mais velha, e então modificamos um CyberScan da Mackenzie para encaixar com as proporções mais velhas feitas no Flame. A aparência da Mackenzie mais velha foi projetada na aparência mais velha da Mackenzie no 3D Geometry, e então esses dados combinados foram rastreados até a modelo correndo pelo parque. Para criar uma representação precisa da futura Mackenzie, nós  usamos as mesmas técnicas usadas para encontrar crianças desaparecidas. Foi divertido tentar descobrir como uma criança será daqui á 8 anos, e essas foram as filmagens mais agradáveis em que nós trabalhamos. Em 8 anos vamos saber o quão precisa a nossa Mackenzie de 18 anos é.
Durante a premiere de Amanhecer Parte 1, o veterano dos efeitos especiais testemunhou pela primeira vez em 30 anos de carreira 7000 espectadores gritando. Questionado sobre o filme final. John Bruno comenta.”Amanhecer Parte 2 começa um minuto depois da última cena desse filme [parte 1].Nós filmamos as duas partes ao mesmo tempo  em 31 dias.” Algumas vezes a única diferença seria a troca de um móvel ,ou as pinturas na parede serem trocadas de lugar. “O Clã dos lobos se junta ao Clã dos Cullen para lutar com o Clã Volturi; é uma batalha gigantesca no final para matar o bebê.” Phil Tippett comenta,”A grade de filmagens nesses tipos de filmes são tão insanas, nós estávamos filmando as duas partes de Amanhecer ao mesmo tempo, indo e voltando, coisa que eu não recomendo para ninguém porque já é difícil o bastante fazer um filme.” Tippett concorda com a decisão do estúdio de não seguir a tendência tecnológica de Hollywood. “A Summit conhece o seu publico. O filme não precisa de 3D.” Ele adiciona, “Bill não estava preocupado com as tecnologias, ele estava apenas preocupado com o drama e os aspectos da história do filme então todas as conversas foram bem criativas.” Bruce Woloshyn acredita, “A coisa legal sobre Amanhecer é que para todos os diferentes fornecedores foi como “wow, isso é um efeito visual!” para muitas coisas que são invisíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário